Um caminho para emagrecer de forma definitiva

1. Hormônios:

O controle eficiente dos hormônios da tireoide é imprescindível para o emagrecimento, mas eles não são os únicos que necessitam de acompanhamento. A orquestra de todos os hormônios do organismo deve estar afinada. A testosterona, quando em níveis ideais, é um excelente “queimador” de gorduras, tanto em homens quanto em mulheres. O ideal é manter otimizados os valores de estradiol, progesterona, insulina, hormônio do crescimento, entre outros. Cabe aqui uma ressalva: existe uma diferença entre níveis ótimos e níveis laboratoriais – os valores de referência dos laboratórios servem de base, mas somente seu médico poderá lhe orientar em relação a seus níveis fisiológicos ótimos.


2. Permeabilidade  intestinal:

o intestino é nosso segundo cérebro – é ele quem sinaliza nossos centros da fome e da saciedade. O estilo de vida atual, com alimentos cada vez mais industrializados e repletos de agrotóxicos, gera um saldo negativo em nossa saúde intestinal. Não absorvemos os nutrientes de que precisamos de forma eficaz e deixamos entrarem substâncias que deveriam ser barradas, como os disruptores endócrinos (substâncias externas que causam alterações hormonais). Tratar a disbiose intestinal (descontrole da flora bacteriana intestinal normal, que acarreta a absorção de substâncias nocivas ao organismo) e melhorar a qualidade da permeabilidade de nosso intestino são fundamentais no processo de emagrecimento.

3. Sono:

Sabe aquela máxima que diz “dormir mal engorda”? É verdadeira! Quem não tem um sono adequado encontra dificuldades em regular os hormônios, e o metabolismo fica direcionado para o ganho de peso. O famoso “sono anabólico” é fundamental para que possamos aumentar a produção dos hormônios que favorecem a queima de gordura e controlar a ação dos hormônios que nos fazem armazená-la.

4. Estresse:

É modulado por um hormônio chamado cortisol, o qual não pode estar nem alto demais, nem baixo demais. Existem picos de cortisol ao longo do dia, e é possível monitorá-los através de exames laboratoriais. Qualquer alteração nos valores diários de cortisol pode favorecer o ganho de peso.

5. Comida de verdade:

A “praticidade” proporcionada pela comida industrializada nos afasta cada vez mais dos alimentos de verdade. Outra questão na qual devemos prestar atenção é em relação aos agrotóxicos presentes em grande parte de nossa alimentação. Para se ter uma ideia, o Brasil é um dos maiores utilizadores de agrotóxicos. Então, já parou para pensar que sua salada pode não ser tão saudável assim? Aqui entra a importância dos alimentos orgânicos. Além do mais, o consumo inadequado de carboidratos, principalmente os que possuem alto índice glicêmico, na maioria das vezes, é o grande vilão. Devemos perder o medo de dietas ricas em proteínas e gorduras boas e cuidar da quantidade e da qualidade dos carboidratos ingeridos.

6. Exercícios físicos

É imprescindível a prática de exercícios físicos de forma regular quando o objetivo é emagrecer. A atividade ajuda a acelerar o metabolismo, além de proporcionar o ganho de massa muscular e a redução de gordura. No entanto, vale ressaltar que não adianta fazer apenas caminhada ou corrida. Para emagrecer você precisa conciliar exercícios aeróbicos como a caminhada ou corrida com exercícios de força muscular como, por exemplo, musculação ou treino funcional. Além do mais, é importantíssimo ter o acompanhamento de um Personal Trainer para reduzir as chances de erro e alcançar os seus resultados com segurança.

7. Mentalidade

Sem sombra de dúvidas, esse é o pilar mais importante. De nada adianta você seguir os pilares acima e não estar preparado (a) psicologicamente apara alcançar os seus resultados em emagrecimento. Por isso, será necessário se organizar durante a sua jornada de emagrecimento. Você vai precisar ter planejamento, foco, disciplina, autoconfiança, determinação, objetivos e metas bem definidas. Além do mais, você vai precisar de ajuda profissional. Afinal, já sabemos que não é nada fácil seguir os passos anteriores sozinho (a). Para isso, existem estratégias de Coaching que vão te ajudar a alcançar os seus resultados de forma consciente e saudável. Essas estratégias irão trabalhar o seu lado emocional e racional.

Hoje, existem diversos tratamentos que auxiliam no emagrecimento saudável. O ideal é que você tenha um acompanhamento multidisciplinar, com Personal Trainer , Coach, nutricionista e médico. E mais importante do que perder peso é conseguir sustentar essa perda. Lembrando que um emagrecimento bem-orientado gera benefícios que vão muito além da estética, pois o paciente ganha qualidade de vida, previne doenças e mantém sua saúde física e emocional. O objetivo é morrer o mais tarde possível com um organismo jovem.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.